Equipes de busca lutam contra o tempo para encontrar "submarino do Titanic"

Por Redação em 22/06/2023 às 06:09:04

As equipes de busca lutam contra o tempo para encontrar o submers√≠vel desaparecido com cinco pessoas a bordo na região onde estão os destroços do Titanic. Nesta quarta-feira, 21, após a detecção de ru√≠dos, as buscas foram redirecionadas e novos reforços foram colocados na missão, que agora corre contra o tempo, j√° que as 96 horas de oxig√™nio de emerg√™ncia estão se esgotando. "Não sabemos o que são esses ru√≠dos", disse o capitão Jamie Frederick, porta-voz da Guarda Costeira dos Estados Unidos. No entanto, o oficial pediu que as pessoas permaneçam "otimistas e esperançosas" de encontrar os cinco desaparecidos com vida. A √°rea onde os destroços do Titanic estão e repleta de metais e objetos que podem emitir ru√≠dos, afirmou o almirante dos EUA John Mauger à CBS. "Por isso é tão importante termos especialistas da Marinha que entendam a ci√™ncia por tr√°s dos ru√≠dos e possam classific√°-los e nos dar informações sobre suas origens", explicou.

Cinco barcos equipados com sonares e tecnologias de ponta se juntaram às buscas nas √ļltimas horas e ajudam na estão varredura de uma √°rea de 20 mil km¬≤ – o equivalente ao Estado de Sergipe. As buscas chegam à profundidades de até 4 quilômetros, enquanto aviões sobrevoam a região procurando sinais do submers√≠vel. O Pent√°gono enviou um novo avião C-130 e outros tr√™s C-17. O Instituto Oceanogr√°fico da França também anunciou o envio de um robô submarino. A Marinha Real do Canad√° enviou um navio com c√Ęmera hiperb√°rica a bordo e especialistas com assist√™ncia médica. Outras embarcações também se dirigem até o local. A empresa propriet√°ria do Polar Prince, o barco que lançou o submers√≠vel, a Horizon Maritime, também confirmou que est√° enviando outra embarcação com equipe de buscas em √°guas profundas.

A comunicação com o submers√≠vel foi perdida no domingo, cerca de duas horas após o equipamento começar a descida em direção aos destroços do Titanic, a quase 4 mil km de profundidade. Estão no submers√≠vel o bilion√°rio brit√Ęnico Hamish Harding. o empres√°rio paquist√Ęnes Shazada Dawood e seu filho Suleman, o mergulhador franc√™s Paul-Henri Nargeolet e Stockton Rush, CEO da OceanGate, empresa respons√°vel pelo passeio. Segundo a companhia, os ingressos para visitar os destroços do TItanic custam US$ 250 mil (aproximadamente R$ 1,2 milhão) por pessoa.

*Com informações da AFP

Fonte: JP

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90