Ex-deputado federal e ex-prefeito de Piracicaba, Mendes Thame morre aos 75 anos

Por Redação em 28/04/2022 às 10:48:40

Antonio Carlos de Mendes Thame na Câmara de Deputados

Antonio Carlos Mendes Thame foi fundador do PSDB e secretário de Estado de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras; foi ainda autor do primeiro projeto que criou a figura do MEI.


O ex-deputado federal e ex-prefeito de Piracicaba (SP), Antônio Carlos Mendes Thame, morreu na manhã desta quinta-feira (28) aos 75 anos. A informação foi confirmada pela comunicação da Prefeitura de Piracicaba.

Mendes Thame foi prefeito de Piracicaba por um mandato e em 1988, participou da fundação do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Foi secretário de Estado de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras de São Paulo e teve sete mandatos como deputado federal.

Entre seus projetos, está o que deu origem ao Microempreendedor Individual (MEI). Nos últimos anos, esteve filiado ao Partido Verde (PV) e foi professor do departamento de Economia, Administração e Sociologia no campus da Universidade de São Paulo (USP) em Piracicaba.

Segundo assessoria do político, Mendes Thame estava fazendo um tratamento para uma artrose de sistemas múltiplos. Ele foi internado na manhã desta quinta-feira no Hospital Unimed após ter passado mal, onde teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.

O velório está marcado para as 14h desta quinta-feira na Câmara Municipal de Piracicaba.

Trajetória política

Antonio Carlos Mendes Thame nasceu em 13 de junho de 1946 em Piracicaba. Foi fundador do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e nos últimos anos na política, esteve filiado ao Partido Verde (PV).

Foi prefeito de Piracicaba entre 1993 e 1996, e secretário de Estado de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras de São Paulo entre 1999 e 2000. Teve sete mandatos como deputado federal entre 1987 e 2019.

Engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP) e advogado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC), foi professor licenciado do Departamento de Economia da Esalq, de onde pediu exoneração em 2019.

Mendes Thame durante audiência pública em Piracicaba sobre o projeto da barragem de Santa Maria da Serra

Thomaz Fernandes/G1/Arquivo

Como deputado constituinte de 1987 a 1988, foi co-autor do artigo 58 das Disposições Transitórias da Constituição Federal, que reajustou os proventos de aposentados e pensionistas.

É autor do primeiro projeto de lei que deu origem à Lei Complementar 128/2008, que criou a figura do Microempreendedor Individual (MEI).

Foi o primeiro presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas Piracicaba, Capivari, Jundiaí (PCJ), o primeiro comitê de bacias instalado no Estado de São Paulo, em 1993.

Na área ambiental, representou o Congresso Nacional nas Conferências da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre Mudanças Climáticas em Nairobi (2006), Bali (2007), Poznan (2008), Copenhague (2009), Cancun (2010), Durban (2011) e Doha (2012).

Foi o primeiro presidente do Capítulo Brasileiro da Gopac (Organização Mundial de Parlamentares contra Corrupção), instalado no Brasil em junho de 2013.

Mendes Thame foi casado por 25 anos com Nancy Thame, ex-vereadora de Piracicaba e atual secretária de Agricultura e Abastecimento do município. Ele deixa uma filha, Sofia Ferruzzi Thame, de 24 anos.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90