Após calorão, DF tem previsão de chuva até o fim de semana

Por Redação em 26/01/2022 às 15:09:17

Segundo Inmet, a partir desta quarta-feira (26), tempo deve ficar fechado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Sol aparece pouco até domingo (30). Pista fica molhada após chuva no Eixo Monumental, no DF

TV Globo/Reprodução

Após um período de calor e registro da temperatura mais alta de 2022, na última segunda-feira (24), quando o DF registrou 33,3°, a chuva está de volta na capital federal. A previsão, a partir desta quarta-feira (27), até o fim de semana, é de tempo fechado com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com o meteorologista Mamedes Melo, as chuvas, após este período de estiagem, ou "veranico", têm como característica a forte intensidade, mas com pouca duração.

"As próximas chuvas podem vir com trovoadas, rajadas de vento, e até com possibilidade de queda de granizo. Essas chuvas são precipitações características do verão", diz o meteorologista.

LEIA TAMBÉM

PREVISÃO DO TEMPO: como ficam os próximos dias no DF

CALOR: Com 32,7°C, DF registra temperatura mais alta de janeiro desde 2020

O QUE SERÁ: nuvem com formato de 'nave espacial' surge no céu, rende fotos e memes na web

A previsão de tempo fechado se mantém para a quinta-feira (27). A temperatura mínima deve ser de 17°C, e a máxima não deve passar dos 26°C. A umidade relativa do ar varia entre 60% e 95%.

"Para os próximos dias, devemos ter uma alternância entre sol e chuva. Sai um sol um pouco preguiçoso na parte da manhã, mas, durante a tarde, a previsão é de chuva. Isso pode se estender até o fim de semana e a primeira semana de fevereiro", diz Mamedes Melo.

Chuvas em janeiro

Até a última atualização dos dados de janeiro de 2022 pelo Inmet, até terça-feira (25), já havia chovido 134,8 milímetros (mm) no DF. A média para o mês é de 209,4 mm, ou seja, havia chovido 64% do previsto para o período.

A região onde mais choveu, até o momento, foi Brazlândia: 248,4 mm, o que representa 19% da média prevista para o mês. Já na estação do Paranoá, choveu somente 80,6 mm, cerca de 32% do esperado.

Ainda de acordo com o Inmet, o que vai mudar nos próximos dias é a temperatura, que não deve passar dos 27°C até domingo. As mínimas devem ficar entre 16°C e 17°C.

Temperatura mais alta de 2022

Nascer do Sol durante onda de calor no DF

TV Globo/Reprodução

Na segunda-feira (24), o DF registrou a temperatura mais alta de 2022, com 32,7°C, segundo o Inmet. Foi na Estação Águas Emendadas, em Planaltina, por volta das 16h.

A temperatura é a maior, para o mês de janeiro, desde 2020. Naquele ano, no dia 13, os termômetros marcaram 33,3°C na estação do Gama. Em 2021, a máxima, em janeiro, foi de 32,4°C.

A estiagem em pleno período chuvoso é chamada de veranico, caracterizada por um período de 7 a 14 dias, às vezes pode ser mais, sem chuva.

LEIA TAMBÉM

SANTA CATARINA: com calor intenso há 12 dias, SC tem ovo frito em rua e caminhão-pipa para torcida em estádio

RIO GRANDE DO SUL: onda de calor faz temperatura ficar acima de 40°C

AMÉRICA DO SUL: onda de calor pode elevar temperaturas a quase 50 graus

VÍDEO: morador tentar "fritar" ovo no asfalto, em Santa Catarina

Morador de SC tenta fritar ovo em asfalto por conta do calor

Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Fonte: G1/DF

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90