Chuva deixa moradores do DF sem luz por mais de 40 horas; Neoenergia fala em 'crise climática'

Por Redação em 29/11/2021 às 09:40:08

Região central de Brasília sem luz, durante madrugada desta segunda-feira (29)

Companhia energética diz que mobilizou técnicos de São Paulo, Pernambuco e Bahia para trabalho emergencial em Brasília. Empresa registra 429 chamados de falta de energia, em pelo menos 9 regiões.


As fortes chuvas deste fim de semana deixaram pelo menos nove regiões do Distrito Federal sem energia elétrica. Na manhã desta segunda-feira (29), moradores de condomínios do Jardim Botânico – a 13 km da Praça dos Três Poderes, no centro de Brasília – afirmam estar sem luz há 40 horas.

Em entrevista ao Bom Dia DF, da TV Globo, o diretor superintendente de relacionamento da Neoenergia – empresa responsável pelo serviço de distribuição –, Gustavo Alvares, atribuiu a interrupção do serviço a uma "crise climática" (veja vídeo abaixo), devido à chuva do último sábado (27).

"Nós tivemos um fim de semana muito complexo, com muitas chuvas, ventos com mais de 60 km em Brasília, e isso ocasionou várias quedas de árvores, espalhadas pelo DF. Essas árvores, quando tocam a rede [elétrica], trazem uma complexidade para o reestabelecimento, porque a gente precisa recompor aquela rede, e isso traz mais tempo do que uma interrupção mais simples", explica Gustavo.

Até as 8h desta segunda-feira (29), a empresa registrava 429 chamados por falta de energia no Distrito Federal. "Todos os chamados estão sendo atendidos", afirma Gustavo. A TV Globo recebeu relatos de falta de energia nas seguintes regiões administrativas:

Lago Sul

Lago Norte

Planaltina

Guará

Águas Claras

Núcleo Bandeirante

São Sebastião

Fercal

Gama

Para tentar resolver o problema, a Neonergia disse que também convocou equipes de eletricistas e técnicos dos estados de São Paulo, Pernambuco e Bahia para trabalharem de modo emergencial em Brasília. A empresa assumiu o serviço de distribuição de energia em março deste ano. O grupo espanhol foi o vencedor do leilão realizado na Bolsa de Valores, em dezembro de 2020.

Mais de 40 horas sem energia

A advogada Karla Netto, moradora do Jardim Botânico, reclama da falta de luz desde sábado (27).

"Não tem celular, não tem luz, não tem geladeira, não tem computador, não dá pra trabalhar. Enfim, um drama. Cada um dos moradores fez, não só um, mas vários protocolos e não temos nenhum posicionamento da Neoenergia", afirma a advogada.

Sobre o tempo de espera para reestabeler o serviço, a Neoenergia informou que "devido à complexidade dos trabalhos e pulverização das ocorrências, o tempo de restabelecimento em algumas localidades tem sido comprometido".

"Mais de 40 turmas especializadas em serviços complexos passam a reforçar o contingente de mais de 280 eletricistas, considerando próprios e terceiros, que já estão atuando na normalização do sistema nas diversas áreas atingidas", diz nota da empresa.

Já, para Anísio Borba dos Santos, dono de uma padaria em Águas Claras, os prejuízos ainda maiores.

"Além de deixar de atender nossos clientes, nós perdemos algumas toneladas de alimentos. Tivemos frangos que foram estragados, mas tivemos também sorvetes, confeitaria, produtos frios e laticínios, que estragaram devido à falta de energia", lamentou o comerciante.


Anísio Borba dos Santos, dono de uma padaria em Águas Claras, teve prejuízos com as quedas de energia — Foto: TV Globo/Reprodução
Anísio Borba dos Santos, dono de uma padaria em Águas Claras, teve prejuízos com as quedas de energia


A Neoenergia informou ainda que os clientes que foram lesados pela falta de energia, como a perda de equipamentos eletrônicos, podem acionar os canais da empresa.

"A população pode procurar a Neoenergia, para pedir o ressarcimento do que ele se sentir lesado. Não é qualquer caso que é ressarcido. Mas, nós vamos avaliar caso a caso em função dos acontecimentos desse final de semana", disse Gustavo Alvares.

Fonte: G1

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