Castração de cães: DF cancela mais de 4 mil agendamentos para fêmeas e marca novo prazo de cadastro

Por Redação em 29/09/2021 às 21:20:23

Inscrições para cirurgias ocorreram entre 23 e 24 de setembro. Ibram diz que 'falha' no sistema admitiu quase quádruplo de reservas permitidas. Ibram oferece 1.069 vagas de castração para cadelas; imagem de arquivo.

Breno Esaki/Agência Saúde DF

O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) anunciou, nesta quarta-feira (29), o cancelamento de todos os agendamentos para a castração de cadelas feitos durante uma campanha lançada neste mês. Segundo o Ibram, o sistema "falhou" e permitiu "muitos agendamentos para o mesmo dia e horário".

Os cadastros suspensos foram feitos entre os dias 23 e 24 de setembro, apenas para fêmeas. Foram disponibilizadas 1.069 vagas, no entanto, por conta de uma "instabilidade" no site, houve o preenchimento de 4.023 inscrições – quase o quádruplo.

O instituto marcou um novo prazo de cadastro para 7 de outubro, pela internet. De acordo com o Ibram, os agendamentos para cachorros (machos), gatos e gatas estão mantidos e devem ter resultado confirmado nesta quinta-feira (30), no site do Ibram. Ao todo, há 3.931 cadastros válidos.

LEIA TAMBÉM:

CASTRAÇÃO: Veterinário explica quais são os benefícios para cães e gatos

ABANDONO: Vizinho invade casa no DF para alimentar cachorros deixados sem água e sem comida

Em nota, o Instituto Brasília Ambiental pediu "desculpas ao público que finalizou o cadastro de cadelas, visto a impossibilidade de atender a todos" e afirmou que, "neste momento, a realização de novo cadastro para essa categoria é considerada a decisão mais justa".

Quem pode se inscrever para castração de pets?

Para concorrer a uma vaga no Programa de Castração de Cães e Gatos do Instituto Brasília Ambiental é preciso ter 18 anos ou mais e comprovar residência no Distrito Federal. Os dados são informados por meio do site do Ibram.

Nesta 4ª campanha de 2021, cada tutor pode cadastrar apenas um animal.

Onde e quando será a castração?

Nesta edição do programa, as cirurgias serão realizadas pelas seguintes clínicas:

Coração Peludinho - Gama

Clínica Dr. Juzo - Samambaia

Clínica PedAdote - Paranoá

Animais Hospital Veterinário - Ceilândia

Será possível conferir a data da castração no momento do agendamento.

Todo o procedimento é gratuito?

De acordo com o Ibram, somente a castração é gratuita. Qualquer exame adicional pedido pelo médico será de custo exclusivo do tutor do animal.

Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Fonte: G1/DF

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90