Bovespa opera em queda em dia fraco e diante de tensões políticas

Por Redação em 06/09/2021 às 10:18:46

Na sexta-feira, o principal índice da bolsa subiu 0,22%, a 116.933 pontos. O principal índice de ações da bolsa de valores de São Paulo, a B3, opera em leve queda nesta segunda-feira (6), diante do clima político acirrado com a crise fomentada pelo presidente Jair Bolsonaro. O dia deve ser de poucos negócios, por conta do feriado da Independência.

Às 10h03, o Ibovespa recuava 0,04%, a 116.885 pontos. Veja mais cotações.

Na sexta-feira, a bolsa fechou em alta de 0,22%, a 116.933 pontos. Com o resultado, o Ibovespa passou a acumular recuo de 1,56% no mês e perda de 1,75% no ano.

s

Cenário

Na agenda de indicadores, o Banco Central divulgou mais cedo o Boletim Focus, que apontou nova piora nas estimativas do mercado para a economia brasileira: a inflação esperada para este ano subiu para 7,58%, enquanto a expansão do PIB foi revista para 5,15%.

A expectativa pelos eventos de 7 de setembro nas ruas e seus desdobramentos na política vem ditando o ritmo dos mercados há alguns dias. Na sexta o presidente Jair Bolsonaro deu declarações fortes acerca do tema e disse que as manifestações serão um "ultimato" para aqueles que, segundo o presidente, descumprem a Constituição.

Por que visão de investidores estrangeiros sobre o Brasil piorou no último mês

Já o STF passou a adotar uma série de medidas para se contrapor a eventuais excessos que possam ocorrer nos protestos, preocupado com ameaças feitas por Bolsonaro e aliados dele, disseram fontes da corte com quem a Reuters conversou nos últimos dias.

"Tem gente fazendo paralelo com 2013, quando houve quebradeira. Agora mais gente está vacinada, então pode ir às ruas, e com isso o mercado fica mais na defensiva", disse à Reuters Gustavo Cruz, estrategista da RB Investimentos.

Ele se referia à onda de protestos pelo país em junho de 2013, seguida por forte queda na popularidade da então presidente Dilma Rousseff.

Em meio ao clima político acirrado, o estrategista avaliou ser difícil pensar num cenário de otimismo e menos volatilidade para o Brasil no ano que vem.

"O custo de oportunidade para se investir no Brasil já ficou mais alto e temos que esperar o que será."

Variação do Ibovespa em 2021

G1 Economia
Comunicar erro
Agro Noticia 728x90