Longas filas desde a madrugada marcam 1º dia de vacinação contra Covid para pessoas a partir de 37 anos, no DF

Por Redação em 23/07/2021 às 09:00:23

Em Águas Claras, morador chegou às 20h de quinta-feira (22). Serviço começou às 8h, em 96 pontos, sem agendamento; veja endereços. Vacinação contra Covid-19 tem fila no Parque da Cidade, em Brasília

O início da vacinação contra Covid-19 para pessoas a partir de 37 anos, na manhã desta sexta-feira (23), foi marcado por longas filas no Distrito Federal. Em busca da primeira dose, algumas pessoas chegaram aos postos ainda na noite de quinta (22). A aplicação começou às 8h para pedestres e inicia às 9h no modelo drive-thru.

Quase 30 mil militares das Forças Armadas foram priorizados na vacinação contra Covid-19 no DF; MPF investiga fura-fila

Covid-19: DF confirma primeiros seis casos da variante delta, considerada mais transmissível

O mutirão de vacinação ocorre em 96 pontos da capital (veja endereços abaixo) e não precisa de agendamento. Por volta das 5h, havia fila em diversas regiões, como Taguatinga, nas asas Norte e Sul, Riacho Fundo e Águas Claras.

Pessoas aguardam em fila de veículos para se vacinarem contra Covid-19, em Águas Claras, no DF

TV Globo/Reprodução

No posto drive-thru da Unieuro, em Águas Claras, um dos primeiros da fila chegou por volta das 20h desta quinta-feira (22). O morador contou à TV Globo que deixou o veículo estacionado no local e chegou a ir em casa durante a madrugada e voltar para aguardar a imunização.

Na Unidade Básica de Saúde (UBS) 5 de Taguatinga, que atende pedestres, um casal chegou na fila por volta das 3h30. No local, os profissionais decidiram antecipar o serviço e começaram a vacinar a população por volta das 6h30.

Além da espera, os moradores tiveram que enfrentar o frio. No início da manhã, os termômetros chegaram a marcar 11ºC. A máxima prevista para o dia é de 28ºC.

Pedestres aguardem em fila para se vacinar contra Covid-19, na Asa Norte, em Brasília

TV Globo/Reprodução

Filas de pedestres também se formaram no Centro de Saúde 13, da Asa Norte, e de carros no Estacionamento 13 do Parque da Cidade. A imunização terá continuidade no fim de semana.

Imunização contra Covid-19 em Taguatinga, no DF, foi antecipada

TV Globo/Reprodução

Veja endereços

Público

O governo estima que as faixas etárias de 37, 38 e 39 anos têm 50 mil pessoas. Entretanto, contando com o público acima dos 40 anos que não se vacinou, há expectativa de que 300 mil pessoas procurem a imunização.

De acordo com a Secretaria de Saúde, serão 100 mil doses ao total. A expectativa do Executivo é de que todas sejam usadas.

Caso sobrem doses do mutirão de vacinação do fim de semana, na segunda-feira (26), o esquema terá continuidade. Segundo o GDF, não há agendamentos marcados para esta sexta.

Para garantir o serviço em mutirão, a pasta convocou 500 profissionais para atuarem exclusivamente nas bases de vacinação. Haverá ainda 23 carros para a logística e distribuição das doses, inclusive se houver necessidade de reposição.

Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.

Fonte: G1/DF

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90