Sexta-feira, 23 de julho

Por Redação em 23/07/2021 às 01:29:38

Veja o que você precisa saber para começar o dia bem-informado. Bom dia. Acompanhe ao vivo a abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Saiba o que esperar dos jogos e os momentos que foram destaque até agora. Mourão garante eleições em 2022 e diz que Brasil não é "república de bananas". Bolsonaro fala sobre convite à Ciro Nogueria e diz que é do centrão. Média móvel segue em queda no Brasil. Joice Hasselman pede investigação para saber se foi agredida. 'Gatinha da Cracolândia' é presa em São Paulo. Morte de Amy Winehouse completa 10 anos.

Jogos Olímpicos de Tóquio

Medalhas das Olimpíadas de Tóquio

Divulgação/Tokyo 2020

Hoje acontece a abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. O Japão recebe a maior competição esportiva do planeta após o adiamento de um ano por conta da pandemia. A organização promete uma cerimônia mais "sóbria" do que as anteriores.

A transmissão na TV Globo começa ao vivo às 7h45, e pode ser acompanhada aqui no G1, no ge e Globoplay. A cerimônia acontecerá no Estádio Olímpico de Tóquio e não terá a presença do público, já que a cidade japonesa está em estado de emergência por conta da Covid. Até agora, houve mais de 70 casos de infecções entre os credenciados desde 1º de julho, quando muitos atletas e autoridades começaram a chegar. Confira a agenda completa dos jogos.

Veja também:

Técnico da seleção de vôlei ganha versão de 'música que o ajudou a se recuperar da Covid-19

Anitta italiana, Racionais coreano, Legião russo: os hits mais ouvidos nas potências olímpicas

O que esperar dos jogos

Georgia Stanway e Keira Wals, do time de futebol feminino do Reino Unido, protestam antes do início do jogo contra o Chile pelas Olimpíadas de Tóquio 2020, em 21 de julho de 2021

Asano Ikko / AFP

Antes mesmo da abertura, a competição teve gestos de protestos por parte dos atletas. O Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgou novas regras que permitem aos atletas se manifestarem, mas somente antes do início de uma competição. Para especialistas, não está claro se o COI vai realmente punir os competidores.

Em três jogos de futebol, atletas se apoiaram em um dos joelhos antes dos inícios das partidas, fazendo o gesto antirracista que já se notabilizou em outras competições.

A 'flechada' de Paulinho

VÍDEO: Paulinho simula atirar flecha em homenagem ao orixá Oxóssi em comemoração de gol

E o Brasil já teve alguns momentos memoráveis na competição. A seleção masculina estreou nas Olimpíadas com uma vitória de 4 a 2 contra a Alemanha. Richarlison brilhou com 3 gols, e Paulinho marcou o gol da vitória, "para Exu aplaudir" (veja acima.) O jogador pertence ao candomblé, religião brasileira de matriz africana. Ao comemorar o gol, Paulinho homenageou Oxóssi, orixá que o rege, e que na mitologia iorubá mata a miséria e a fome com sua flecha. Leia na reportagem o que o babalorixá Ivanir dos Santos contou sobre a crença

Ameaça às eleições

O vice-presidente Hamilton Mourão comentou ontem sobre o relato de ameaça do ministro da Defesa Braga Netto ao presidente da Câmara Arthur Lira pela aprovação do voto impresso. Netto negou ter dito que não haveriam eleições no ano que vem caso a proposta não fosse aprovada. Já Mourão disse que "é lógico" que haverá eleições em 2022, mesmo que a proposta não seja aprovada. Nas palavras do vice, o Brasil "não é uma república de bananas".

O voto impresso é uma das principais causas atualmente defendidas pelo presidente Jair Bolsonaro e seus aliados. Ministros STF e do TSE contestam o presidente e afirmam que o sistema eleitoral no país é seguro, moderno e auditável.

Bolsonaro reclama de possibilidade de fraude nas eleições, mas não apresenta provas

OCTAVIO GUEDES: Bolsonaro completa 500 dias sem provar fraudes nas eleições

EDITORIAL: Desmentidos a ameaças à eleição foram insuficientes

"Eu sou do centrão"

Essa foi a declaração do presidente Jair Bolsonaro após ser questionado sobre o convite a Ciro Nogueira para assumir a Casa Civil. O presidente já foi filiado ao PP, sigla presidida pelo senador e que integra Centrão. Atualmente, Bolsonaro está sem partido.

Análise: episódio #500 de "O Assunto" discute tema "Com Bolsonaro, Centrão chega ao topo"

Valdo Cruz: Antes hostilizado, Centrão estará no comando dos dois principais ministérios do Planalto

Bolsonaro confirma Ciro Nogueira na Casa Civil e Onyx no Trabalho

Veja também: Flávio Bolsonaro posta vídeo sendo vacinado

Pandemia no Brasil

A média móvel de mortes por Covid chegou ao seu 26º dia seguido de queda. É o menor registro desde 26 de fevereiro. Mesmo assim, a média móvel de mortes pela doença no Brasil ainda é a maior do mundo. Ainda ontem, o Rio de Janeiro confirmou 4 mortes causadas pela variante Delta.

Enquanto isso, o Mato Grosso do Sul se tornou o primeiro estado com mais de 30% da população totalmente imunizada. A taxa é quase o dobro da nacional: em todo o Brasil, 36.533.170 pessoas já estão completamente imunizadas, o que representa 17,25% da população do país.

E mais: por que ritmo da vacinação muda de estado para estado

Joice Hasselman

Joice Hasselman aciona Polícia Legislativa para apurar incidente no fim de semana

A deputada Joice Hasselman acionou a Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados para investigar se foi agredida. Ela disse que acordou com marcas de sangue no chão da casa, dois dentes quebrados e um corte no queixo. Ela teria ligado para o marido, que dormia em outro quarto, e a socorreu. A deputada disse à TV Globo que não se lembra do que aconteceu. Um hospital de Brasília constatou cinco fraturas no rosto e na costela.

O Assunto

Mensagens, fotos, e-mails, localização. Todo e qualquer conteúdo do aparelho que se tornou um prolongamento do corpo humano capturado por um software - capaz, ainda, de gravar e transmitir o material. E sem que o usuário desconfie de nada. OUÇA a análise do caso Pegasus do professor Sergio Amadeu, ex-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, e também de Ismar Madeira, correspondente da Globo em Nova York.

Imposto de Renda

A Receita Federel informou que vai liberar hoje as consultas ao terceiro lote de restituição do IR 2021, relativo ao ano-base de 2020. A restituição será paga em 30 de julho e o pagamento é feito diretamente na conta bancária informada na declaração.

'Gatinha da cracolândia'

Lorraine Cutier Bauer Romeiro, conhecida como "Gatinha da Cracolândia".

Reprodução/Instagram

A Polícia Civil de São Paulo prendeu a traficante Lorraine Cutier Bauer Romeiro, de 19 anos (veja vídeo abaixo.) Ela era conhecida como “Gatinha da Cracolândia”. Em relatórios da investigação, ela aparece traficando crack dentro de tendas no "fluxo" de usuários de drogas na região Central de São Paulo.

VÍDEO: Suspeita apelidada de 'gatinha da cracolândia' é levada para delegacia em SP

10 anos sem Amy Winehouse

Hoje faz dez anos que a cantora britânica Amy Winehouse morreu. Se os brasileiros que viram Amy Winehouse da plateia ficaram tensos ao verem sua fragilidade no palco, imagina quem estava nos bastidores. A operação para a turnê no Brasil foi fora do comum até para o padrão de grandes artistas. O G1 recuperou os bastidores desta viagem e falou com o empresário João Paulo Affonseca, diretor da Holding Joy. Na época, ele era sócio da Mondo Entretenimento, que trouxe Amy ao Brasil. Veja o vídeo abaixo.

Amy Winehouse: bastidores dos shows no Brasil

Amy Winehouse: as 10 músicas mais tocadas da cantora

Você viu?

Diversidade: filho do presidente argentino diz que vai mudar documentos para ser identificado com gênero não binário

Vídeo: incêndio atinge o resort de luxo Hot Park, em Rio Quente

Covid: filósofo Roberto Romano morre aos 75 anos em hospital de São Paulo

Acidente: idosa morre atropelada ao cruzar rodovia para ver corpo de sobrinha que morreu em batida

Esposa do 'Diabão': mulher Demônia diz que precisou reaprender a beijar após cortar língua

Violações de direitos humanos: movimentos negros denunciam Sérgio Camargo a ONU
Comunicar erro
Agro Noticia 728x90