Autora da música oficial da seleção feminina em Tóquio diz que apoio após eliminação na Copa a aproximou de jogadoras

Por Redação em 21/07/2021 às 04:23:39

Fã de futebol, Gabi Fernandes, de Ribeirão Preto, SP, foi convidada pela CBF para compor "hino" do time de Marta e companhia. Brasil estreia nesta quarta-feira (21), às 5h, contra a China. Veja o clipe oficial da seleção brasileira de futebol feminino para as Olimpíadas

A cantora e compositora Gabi Fernandes, de Ribeirão Preto (SP), disse que a eliminação da seleção brasileira na Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2019 a aproximou das jogadoras do Brasil.

Isso porque após a queda do time nas oitavas de final, em derrota por 2 a 1 para a França, Gabi fez uma música de apoio. Agora, dois anos depois, ela é a autora do "hino" oficial da seleção nos Jogos Olímpicos de Tóquio após convite da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

“Elas jogaram muito bem. Foi uma Copa incrível. Eu queria de alguma forma fazer esse recado chegar nelas. Dois dias depois a Marta estava repostando. As jogadoras começaram a me seguir, a acompanhar. Desde 2019 esse mundo do futebol veio me conhecendo”, afirmou.

A música foi apresentada às atletas no domingo (18). A estreia do Brasil é nesta quarta-feira (21), às 5h, contra a China. TV Globo, SporTV e ge.globo transmitem a partida ao vivo.

Cantora de Ribeirão Preto, SP, faz música para a Seleção Feminina de Futebol

Futebol e música

Gabi conta que desde criança é fã de futebol. Influenciada pelo irmão mais velho, estava sempre na brincadeira de bola com os primos. O pai também teve papel importante nesse processo a levando no estádio em Ribeirão Preto.

Na adolescência, já apaixonada por música, foi aos Estados Unidos participar de uma competição de futebol. Lá, percebeu a valorização da modalidade feminina e ficou frustrada quando retornou ao Brasil.

“Tem esse choque de realidade. Eu estava esperando ter essa mesma visibilidade, mesmo incentivo que os EUA davam e dão para o futebol feminino. Chegando aqui eu vi a realidade nua e crua de vestiários sem condições nenhuma de receber times. Sem porta, sem chuveiro. Nessa fase, com 14 anos, eu falei: "Vou seguir com a música"”, relatou.

Cantora Gabi Fernandes também é fã de futebol

Aurélio Sal/EPTV

De sonho, o futebol virou hobby. A paixão permaneceu, mas o amor verdadeiro estava nas notas musicais.

Após o vídeo de apoio à seleção derrotada na Copa do Mundo feminina, Gabi ainda fez compôs uma música ao atacante Neymar antes da final da Champions League em 2020.

“Eu gosto muito dele como jogador e hoje como pessoa também. Fiz uma música em formato de carta aberta, contando a história dele, dizendo que eu estava torcendo. Deu uma repercussão gigantesca. Ele repostou. Mais de um milhão de views em 24 horas”, disse.

Gabi Fernandes, cantora de Ribeirão Preto (SP), compôs música para seleção brasileira de futebol

Aurélio Sal/EPTV

Convite da CBF

A repercussão da música às jogadoras já havia colocado Gabi no radar da CBF. A canção para Neymar consolidou o interesse.

O convite surgiu e, após muitas reuniões, a música para o time feminino em Tóquio saiu. No clipe, a técnica Pia Sundhage participou tocando violão.

Pia toca violão no clipe oficial

Reprodução

A letra relata o sonho da criança que inicia a vida na bola até a chegada na seleção. A cantora releva que a própria história de vida dela serviu de inspiração.

“Retrata muito das dificuldades que eu vivi, que eu passei querendo ser jogadora de futebol. Eu falo para as meninas que eu não tive a força que vocês tiveram para estar aí hoje, para ter passado por tanta coisa até chegar onde estão. Eu parei no meio do caminho. Graças a Deus eu tinha outro sonho, outro dom, que é com a música. Mas tem muitas meninas e meninos que é isso, é o futebol, é só isso a vida deles. E é bem difícil você viver algo que é um sonho complicado de conseguir. Não são todos que conseguem chegar lá. Eu consegui retratar um pouco dessa história, dessas dificuldades, trazendo memórias minhas”, falou.

Música para o masculino será lançada

Gabi Fernandes também foi convidada para compor a música que promete embalar o time masculino em busca do bicampeonato olímpico.

Ouro nos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro, a seleção brasileira estreia na quinta-feira (22), às 8h30, contra a Alemanha. É uma reedição da final olímpica de quatro anos atrás.

Nesta data, a música da cantora de Ribeirão Preto será lançada oficialmente. O samba "Moleque de Seleção" tem a participação de Xande de Pilares nos vocais e do técnico André Jardine no violão.

“Foi uma experiência surreal, sensacional. Compus um samba para a seleção masculina e um dos reis do samba veio cantar comigo. Eu estou em um momento que eu nem sei exatamente como descrever”, revelou a cantora.

Medalha das Olimpiadas de Tóquio

Globo Repórter/ Reprodução

Veja mais notícias da região no G1 Ribeirão Preto e Franca
Comunicar erro
Agro Noticia 728x90