13 de maio, quinta-feira

Por Redação em 13/05/2021 às 02:32:33

Bom dia. Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado. A CPI da Covid esquentou com o depoimento de Fabio Wajngarten. Hoje, a comissão ouve os executivos da Pfizer. Resultado de pesquisa Datafolha já preocupa aliados do governo e a cúpula do Palácio do Planalto. Réu do crime da mala pega 50 anos de prisão. Pesquisa mostra que as mulheres ainda ganham menos. E quem é Lucas Beat?

CPI da Covid

Fabio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação do Planalto, depõe na CPI da Covid

Eraldo Peres /A P Photo

Fabio Wajngarten passou o dia todo na CPI ontem, mas esse depoimento ainda vai render. O senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente da comissão, encaminhou as declarações do ex-secretário de Comunicação do governo ao Ministério Público. O objetivo é investigar se Wajngarten mentiu e cometeu o crime de falso testemunho.

No depoimento, o ex-auxiliar de Bolsonaro se esquivou de perguntas, defendeu o presidente e elogiou o ex-ministro Pazuello. Veja como foi. O relator Renan Calheiros (MDB-AL) comparou as declarações escorregadias de hoje às de uma entrevista na qual Wajngarten apontou "incompetência" do governo, disse que o ex-secretário estava mentindo na CPI e ameaçou várias vezes pedir a prisão dele. No fim, o envio do depoimento ao MPF foi a saída encontrada.

OCTAVIO GUEDES: Wajngarten revela face do neobolsonarismo

Bate-boca: no fim da tarde, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) foi até a CPI para defender Wajngarten e provocou tumulto ao xingar Renan Calheiros de "vagabundo" (veja no vídeo). Flávio não faz parte da CPI.

VÍDEO: Flavio Bolsonaro chama Renan Calheiros de 'vagabundo' e CPI é suspensa

Um ponto importante do depoimento foi a revelação de que o governo ignorou por dois meses uma carta em que a Pfizer ofereceu vacinas contra a Covid-19 ainda no ano passado. O colunista Valdo Cruz publicou o documento na íntegra (leia aqui). Para a oposição, é uma evidência clara de que o governo não priorizou a proteção dos brasileiros contra o coronavírus.

Hoje a CPI vai ouvir justamente os executivos da Pfizer. O G1 transmite ao vivo.

E O Assunto analisa o depoimento de Fábio Wajngarten e o agito no dia da CPI da Covid. Ouça:

Datafolha

A pesquisa Datafolha divulgada ontem acendeu o sinal de alerta entre aliados do governo e até mesmo no Palácio do Planalto. O levantamento mostra que o ex-presidente Lula lidera a corrida eleitoral e derrota o presidente Jair Bolsonaro no segundo turno, por ampla margem de votos.

Lula tem 41%; Bolsonaro, 23%; Moro, 7%; e Ciro, 6% no 1º turno

45% reprovam governo Bolsonaro e 24% aprovam

Crime da mala

Carlos Eduardo dos Santos foi condenado pela morte da menina Rachel Genofre

Reprodução / RPC

Carlos Eduardo dos Santos foi condenado a 50 anos de prisão pela morte da menina Rachel Genofre. O corpo de Rachel foi encontrada em uma mala na Rodoferroviária de Curitiba em novembro de 2008. Carlos foi identificado, por exame de DNA, 11 anos após a morte da garota.

Jacarezinho

O que revelam os boletins de atendimento médico de 5 dos 28 mortos? Documentos descrevem faces dilaceradas, ferimentos em membros inferiores compatíveis com disparos de arma de fogo e desvios ósseos em membros superiores.

Elas ainda ganham menos

Mulheres têm aumento salarial maior que homens, mas renda ainda é inferior, diz pesquisa. Estudo mostra que, apesar de a diferença salarial entre homens e mulheres ter diminuído de 21% para 14%, elas ainda têm ganhos inferiores a eles.

Perrengues do home office

Seu computador está lento? Descubra o que pode ser a causa. Muitas abas abertas, aplicativos funcionando em segundo plano e vírus estão entre as principais razões apontadas pelos especialistas entrevistados pelo G1.

Lucas Beat

DJ Lucas Beat

Divulgação

Músico do interior de SP descobriu filão ao juntar "sofrência" com batida do funk "mandelão". Mas quem é o DJ que virou fenômeno, estourou hits como "Disco arranhado" e atrai ídolos do sertanejo e forró?

'No Limite'

O que acontece quando comemos comidas exóticas, como olho de cabra e cérebro de bode no "No Limite"? Nutricionistas explicam como nosso corpo reage a carnes diferentes e dão dicas de como usar iguarias em receitas, acompanhadas de guacamole ou em moqueca.

G1 já viu

"Mundo em caos" desperdiça elenco estrelado com filme pouco empolgante. Aventura distópica baseada em livro teve produção atribulada e várias refilmagens até chegar às telas. Tom Holland, o novo Homem-Aranha, e Daisy Ridley, de 'Star Wars', estrelam longa. Assista ao trailer no vídeo abaixo:

Assista ao trailer do filme "Mundo em Caos"

Previsão do tempo

Próximas horas serão de chuva forte em São Paulo e no Rio de Janeiro
Comunicar erro
Agro Noticia 728x90