Joaquim Silva e Luna é aprovado para o conselho da Petrobras

Por Redação em 12/04/2021 às 20:48:49

Aval abre caminho para que general indicado por Bolsonaro se torne presidente da estatal. Eduardo Bacellar Leal Ferreira foi eleito presidente do conselho com 75,68% dos votos e mandato até 2022. Joaquim Silva e Luna

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O general Joaquim Silva e Luna foi aprovado para integrar o conselho de administração da Petrobras. O aval abre caminho para que ele se torne presidente da estatal.

O nome de Silva e Luna foi analisado em assembleia geral extraordinária (AGE) realizada nesta segunda-feira (12). No encontro, também foi confirmada a destituição de Roberto Castello Branco.

Com 75,68% dos votos, Eduardo Bacellar Leal Ferreira foi eleito presidente do Conselho de Administração até 2022.

Além de Ferreira, os sete eleitos para o conselho foram: Joaquim Silva e Luna, Sonia Julia Sulzbeck Villalobos, Cynthia Santana Silveira, Marcio Andrade Weber, Murilo Marroquim de Souza, Ruy Flaks Schneider e Marcelo Gasparino da Silva (escolhido pelos minoritários).

Para integrar o conselho da Petrobras, Silva e Luna foi exonerado da diretoria-geral da Itaipu Binacional na semana passada.

A reunião teve início às 15h e acabou por volta das 20h. Com exceção de Gasparino da Silva, que foi eleito pelos acionistas minoritários, todos os aprovados para participar do conselho da empresa foram indicados pelo governo.

Jair Bolsonaro indica novo presidente da Petrobras; entenda o caso

Em fevereiro, Silva e Luna foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para substituir Roberto Castello Branco no comando da Petrobras. Bolsonaro passou a criticar publicamente a administração da estatal por causa do aumento de preços dos combustíveis.

A mudança drástica anunciada por Bolsonaro aumentou a incerteza dos investidores com a agenda liberal do governo prometida durante a campanha eleitoral de 2018. Depois da troca, a petroleira chegou a perder R$ 100 bilhões em valor de mercado em apenas dois dias.

Vídeos: Últimas notícias de economia

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários

Agro Noticia 728x90