Coronavirus 1456x180

Em ofício, Pacheco diz à ONU que Brasil vive situação 'dramática' e pede antecipação de vacinas

Por Redação em 01/04/2021 às 20:26:33

Documento foi enviado após Senado ter aprovado mo√ß√£o de 'apelo' à comunidade internacional por vacinas. Segundo consórcio de veículos, 8,3% da popula√ß√£o foi vacinada contra Covid. Rodrigo Pacheco (DEM-MG), presidente do Senado

Marcos Brand√£o/Senado Federal

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), enviou um ofício ao secret√°rio-geral da Organiza√ß√£o das Na√ß√Ķes Unidas (ONU), António Guterres, no qual afirmou que o Brasil vive uma situa√ß√£o "dram√°tica" em rela√ß√£o à pandemia e pediu a antecipa√ß√£o da entrega de vacinas por meio da Covax Facility.

O ofício foi enviado após o Senado ter aprovado uma mo√ß√£o de "apelo" à comunidade internacional para que o país possa adquirir mais vacinas contra a Covid-19.

Segundo o consórcio de veículos de imprensa, com base em dados das secretarias estaduais de Saúde, 8,32% da popula√ß√£o brasileira foi vacinada contra a Covid até as 21h59 desta quarta (31). Isso representa 22,7 milh√Ķes de doses aplicadas (17,6 milh√Ķes de pessoas receberam ao menos uma dose, e 5 milh√Ķes, duas doses).

"A situa√ß√£o que enfrentamos é dram√°tica. Dados confirmados pela OMS [Organiza√ß√£o Mundial de Saúde] atestam que o Brasil se tornou o epicentro mundial da pandemia de Covid-19, com mais de 12 milh√Ķes de casos confirmados e 300 mil óbitos. Assistimos, consternados, a uma preocupante acelera√ß√£o da curva de cont√°gios", diz Pacheco no documento.

Na sequência do documento, o presidente do Senado afirma que o sistema de saúde do país est√° "no limite de suas capacidades".

Hospitais de todo o país est√£o superlotados; h√° milhares de pessoas com Covid nas filas de leitos de UTI; h√° relatos de profissionais da saúde de que faltam itens de prote√ß√£o e insumos; e alguns estados enfrentam crise no fornecimento de oxigênio.

"À luz do exposto, encare√ßo o especial apoio de vossa excelência [Guterres] ao pleito de que se examine, no √Ęmbito da Covax Facility, a possibilidade de ajuste no cronograma de entrega vacinas do consórcio ao Brasil", escreveu o presidente do Senado no ofício.

A Covax Facility é iniciativa da Organiza√ß√£o Mundial da Saúde (OMS), da Coaliz√£o para Promo√ß√£o de Inova√ß√Ķes em prol da Prepara√ß√£o para Epidemias (Cepi) e da Alian√ßa Mundial para Vacinas e Imuniza√ß√£o (Gavi), em parceira com o Fundo das Na√ß√Ķes Unidas para a Inf√Ęncia (Unicef).

Por fim, Pacheco diz a António Guterres que o secret√°rio-geral da ONU pode ficar "à vontade" para fazer sugest√Ķes sobre "outras medidas de coopera√ß√£o na √°rea da saúde".

Fonte: G1

Comunicar erro
InfoJud 728x90

Coment√°rios

Agro Noticia 728x90