Coronavirus 1456x180

Covid-19: Número de atendimentos em gripários quase triplicam em três meses na capital

Por Redação em 23/02/2021 às 15:42:43

Média de atendimentos diários em todos os gripários era de 300, no entanto, de dezembro de 2020 até o dia 15 de fevereiro, esse número passou para 800, segundo informações do Samu. Covid-19: Salvador atinge recorde de registros de regulação nas últimas 24 horas

O número de atendimentos em gripários quase triplicaram nos últimos três meses, em Salvador. De acordo com o coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Ivan Paiva, a média de atendimentos diários em todos os gripários era de 300, no entanto, de dezembro de 2020 até o dia 15 de fevereiro, esse número passou para 800.

"Essa movimentação mais que dobrou de dezembro para cá. Tínhamos uma média de 300 atendimentos em todos os gripários por dia. Já chegamos, no dia 15, a ter mais de 800 atendimentos por dia", explicou.

O crescimento desses números tem preocupado os profissionais de saúde. Segundo Ivan, o processo de implantação de um novo gripário precisou ser acelerado na capital baiana.

"Isso tem nos preocupado e fez com que nós acelerássemos o processo de implantação de mais um gripário, que está sendo entregue essa semana no bairro de Parque São Cristóvão, para que possa diluir esse número de atendimentos".

Já para pacientes que apresentam sintomas leves de Covid-19, o coordenador recomenda que procure uma rede de atenção primária para não lotar as unidades que atendem a casos mais complexos.

"A gente pede para que a população procure a rede de atenção primária. Nós temos mais de 50 unidades hoje que pode fazer esse tipo de atendimento de baixa complexidade, inclusive com a testagem. Então a gente pode diluir isso nessas 50 unidades e não concentrar aqui".

Veja mais notícias do estado no G1 Bahia.

Assista aos vídeos do G1 e TV Bahia 💻

Ouça 'O Assunto' 🎙
Comunicar erro
InfoJud 728x90

Comentários

Agro Noticia 728x90