Polícia Federal faz operação contra falsificação de diplomas de ensino superior

Por Redação em 11/06/2025 às 09:08:44

Documentos eram usados para conseguir registros em conselhos profissionais e para exercício ilegal de profissões. Segundo investigação, oito pessoas trabalhavam com documento falso. Diploma falso vendido pelo grupo criminoso alvo da Polícia Federal.

Polícia Federal/Divulgação

A Polícia Federal faz, nesta quarta-feira (11), uma operação contra um grupo criminoso especializado na falsificação e comercialização de diplomas de ensino superior. Os documentos eram usados para conseguir registros em conselhos profissionais e para o exercício ilegal de profissões.

- Segundo a investigação, pelo menos oito pessoas tinham registros ativos em conselhos de classe e exerciam as funções com o uso dos documentos falsos.

Ao todo, estão sendo cumpridos 25 mandados de busca e apreensão em:

Distrito Federal: Sudoeste, Asa Norte, Asa Sul, Águas Claras, Vicente Pires

Goiás: Rio Verde, Goiânia

Minas Gerais: Unaí, Barbacena, Contagem

Ceará: Fortaleza

Piauí: Gurgeia

Paraná: Paranaguá

Rio Grande do Norte: Natal

Mato Grosso do Sul: Campo Grande

Rio de Janeiro: Duque de Caxias

Bahia: Salvador

São Paulo: São Paulo

No Piauí, houve uma prisão em flagrante por arma de fogo adulterada.

Um dos mandados é na residência do suspeito de liderar o esquema. Outros alvos são beneficiários da fraude que teriam comprado os diplomas falsos.

Modus operandi

De acordo com a investigação, a polícia descobriu o esquema após a identificação de um diploma falso apresentado para registro profissional. As fraudes funcionavam da seguinte forma:

Grupo criminoso usava um site fraudulento, hospedado em uma plataforma pública para simular um ambiente oficial de verificação de diplomas universitários.

O site também tinha diversos diplomas em nome de terceiros.

Os suspeitos vendiam o material por meio de redes sociais e plataformas de mensagens.

Os cursos oferecidos eram Direito, Psicologia, Engenharias, Biomedicina, Fisioterapia, Administração, Educação Física.

Ao todo, foram identificados 33 diplomas falsos ligados ao site. A polícia investiga o grupo que além de produzir, vender e usar diplomas falsificados, também se envolveu com lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Operação

A falsificação e o uso de diplomas universitários são crimes federais. Os suspeitos podem responder por falsificação de documento público, uso de documento falso, estelionato, exercício ilegal de profissão e receptação.

A Polícia Federal informou aos conselhos profissionais sobre o esquema. A PF desta que devem ser adotadas medidas administrativas e disciplinares em relação aos registros obtidos por meio de documentação falsa.


Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90