Professores da rede pública mantêm greve; paralisação dura nove dias

Por Redação em 10/06/2025 às 12:05:09

Decisão foi tomada em assembleia realizada nesta terça-feira (10); das 713 escolas públicas, 102 aderiram ao movimento de forma integral. Professores do DF decidem manter greve

Leticia Sena/g1 DF

Os professores da rede pública do Distrito Federal decidiram, durante assembleia nesta terça-feira (10), manter a greve. A paralisação dos servidores teve início na primeira segunda-feira de junho e dura nove dias.

? Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.

???? De acordo com a Secretaria de Educação do Distrito Federal, das 713 escolas públicas, 102 aderiram ao movimento de forma integral. As demais seguem funcionando de forma parcial, com adesão de alguns servidores ao movimento.

Em nota, a pasta informou que acompanha o movimento dos profissionais da educação com atenção e que não deve se posicionar até o fim da greve.

"A prioridade da Pasta continua sendo a garantia do direito à educação e a manutenção do diálogo com responsabilidade", afirmou a Secretaria de Educação.

Professores pedem reestruturação da carreira e aumento salarial

Entre as reivindicações dos professores está a reestruturação da carreira, com o objetivo de aumentar o salário base da categoria. Segundo o Sinpro-DF, a proposta é dobrar o vencimento-base.

Os profissionais também pedem:

A possibilidade de professores contratados temporariamente, quando efetivados, utilizarem o tempo de serviço para enquadramento nos padrões (etapas a serem cumpridas para obter aumento salarial);

Ampliação do percentual de aumento a cada mudança do padrão;

Valorização da progressão horizontal (especialização, mestrado e doutorado) a partir da ampliação dos percentuais de aumento salarial.

LEIA TAMBÉM:


Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90