Prefeito de Istambul é preso acusado de liderar organizações criminosas e auxiliar grupos terroristas

.

Por Redação em 19/03/2025 às 03:03:59

De acordo com a agência de notícias Reuters, a polícia da Turquia deteve Ekrem Imamoglu nesta quarta (19). As acusações ainda incluem suborno e manipulação de licitações. Ekrem Imamoglu, prefeito de Istambul, na Turquia, pelo partido de oposição CHP

Cansu Alkaya/Reuters

O prefeito de Istambul, Ekrem Imamoglu, foi preso nesta quarta (19) acusado de suborno, manipulação de licitações, liderar organizações criminosas e prestar apoio a grupos terroristas.

De acordo com a agência de notícias Reuters, a Turquia restringiu o acesso a várias plataformas de mídia social, incluindo X, YouTube, Instagram e TikTok após a detenção. As autoridades fecharam várias ruas ao redor de Istambul e proibiram manifestações na cidade por quatro dias, em um aparente esforço para evitar protestos após a prisão.

Imamoglu já havia sido detido em 2022 e é cotado como um forte candidato as eleições presidenciais de 2028. O membro do partido CHP é opositor do presidente Recep Tayyip Erdogan.

A agência estatal Anadolu relatou que os promotores emitiram ordens de prisão para cerca de 100 outras pessoas.

A prisão se deu após uma busca na casa de Imammoglu, um dia após autoridades invalidarem seu diploma, o que o impede de participar da corrida eleitoral.

*Esta reportagem está em atualização.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90