Foto: Metrópoles
O presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva (PT) participou neste sĂĄbado (1Âș) da cerimônia de posse do novo presidente do Uruguai, YamandĂș Orsi, em Montevidéu. Durante sua visita ao paĂs vizinho, Lula também se encontrou com o ex-presidente uruguaio José "Pepe" Mujica, seu aliado de longa data. Em publicação nas redes sociais, Lula compartilhou imagens do encontro e demonstrou admiração por Mujica. "Tenho um profundo amor e respeito por esse companheiro. Carrego Mujica no fundo do meu coração", escreveu o petista. Mais tarde, o petista declarou que "sempre que o Mujica fala, eu respeito muito, porque o Mujica é uma daquelas pessoas que estão acima da média dos seres humanos." No vĂdeo, ele aparece beijando a testa do ex-presidente e reforçando a intenção de manter uma relação próxima com Orsi, a quem chamou de "peça importante na integração sul-americana".
A saĂșde de Mujica tem gerado preocupação. Aos 88 anos, ele anunciou no inĂcio de 2025 que um câncer se espalhou por seu corpo e declarou que não se submeteria a mais tratamentos. "Meu ciclo acabou. Sinceramente, estou morrendo. O guerreiro tem direito ao descanso", afirmou Mujica recentemente. Apesar da fragilidade, ele compareceu à posse de Orsi, evidenciando seu apoio ao novo governo.
YamandĂș Orsi assume a presidĂȘncia do Uruguai após cinco anos de governo de centro-direita e se torna o terceiro presidente de esquerda da história recente do paĂs, seguindo os passos de Mujica (2010-2015) e do falecido Tabaré VĂĄzquez (2005-2010 e 2015-2020). Seu desafio é conciliar crescimento econômico, estimado pelo FMI em 3% para este ano, com o controle do déficit fiscal, que fechou 2024 em -4,1% do PIB. Além disso, a segurança pĂșblica preocupa, com uma taxa de homicĂdios de 10,5 por 100 mil habitantes e a maior população carcerĂĄria da América do Sul em termos proporcionais.
Lula destacou a importância da relação entre Brasil e Uruguai e reforçou sua confiança no novo presidente. "O Uruguai terĂĄ uma grande presença internacional. YamandĂș terĂĄ um grande governo", afirmou. Orsi é visto como um aliado estratégico para o Brasil no Mercosul e na Unasul.
O encontro de Lula com Mujica foi breve, respeitando a saĂșde do ex-presidente uruguaio. Além de Lula, ministros como Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais), Mauro Vieira (Relações Exteriores), Luciana Santos (CiĂȘncia e Tecnologia), Paulo Teixeira (Desenvolvimento AgrĂĄrio) e Alexandre Silveira (Minas e Energia) acompanharam a agenda no Uruguai. Esta foi a primeira viagem internacional de Lula desde sua cirurgia na cabeça, realizada em dezembro do ano passado. Ele tem retorno previsto para o Brasil ainda neste sĂĄbado.
Publicada por Felipe Dantas
*Reportagem produzida com auxĂlio de IA
Fonte: JP