Lula participa da posse de novo presidente do Uruguai e reencontra Mujica: "Acima da média dos seres humanos"

Por Redação em 01/03/2025 às 19:49:30

Foto: Metrópoles

O presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva (PT) participou neste sĂĄbado (1Âș) da cerimônia de posse do novo presidente do Uruguai, YamandĂș Orsi, em Montevidéu. Durante sua visita ao paĂ­s vizinho, Lula também se encontrou com o ex-presidente uruguaio José "Pepe" Mujica, seu aliado de longa data. Em publicação nas redes sociais, Lula compartilhou imagens do encontro e demonstrou admiração por Mujica. "Tenho um profundo amor e respeito por esse companheiro. Carrego Mujica no fundo do meu coração", escreveu o petista. Mais tarde, o petista declarou que "sempre que o Mujica fala, eu respeito muito, porque o Mujica é uma daquelas pessoas que estão acima da média dos seres humanos." No vĂ­deo, ele aparece beijando a testa do ex-presidente e reforçando a intenção de manter uma relação próxima com Orsi, a quem chamou de "peça importante na integração sul-americana".

A saĂșde de Mujica tem gerado preocupação. Aos 88 anos, ele anunciou no inĂ­cio de 2025 que um câncer se espalhou por seu corpo e declarou que não se submeteria a mais tratamentos. "Meu ciclo acabou. Sinceramente, estou morrendo. O guerreiro tem direito ao descanso", afirmou Mujica recentemente. Apesar da fragilidade, ele compareceu à posse de Orsi, evidenciando seu apoio ao novo governo.

YamandĂș Orsi assume a presidĂȘncia do Uruguai após cinco anos de governo de centro-direita e se torna o terceiro presidente de esquerda da história recente do paĂ­s, seguindo os passos de Mujica (2010-2015) e do falecido Tabaré VĂĄzquez (2005-2010 e 2015-2020). Seu desafio é conciliar crescimento econômico, estimado pelo FMI em 3% para este ano, com o controle do déficit fiscal, que fechou 2024 em -4,1% do PIB. Além disso, a segurança pĂșblica preocupa, com uma taxa de homicĂ­dios de 10,5 por 100 mil habitantes e a maior população carcerĂĄria da América do Sul em termos proporcionais.

Lula destacou a importância da relação entre Brasil e Uruguai e reforçou sua confiança no novo presidente. "O Uruguai terĂĄ uma grande presença internacional. YamandĂș terĂĄ um grande governo", afirmou. Orsi é visto como um aliado estratégico para o Brasil no Mercosul e na Unasul.

O encontro de Lula com Mujica foi breve, respeitando a saĂșde do ex-presidente uruguaio. Além de Lula, ministros como Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais), Mauro Vieira (Relações Exteriores), Luciana Santos (CiĂȘncia e Tecnologia), Paulo Teixeira (Desenvolvimento AgrĂĄrio) e Alexandre Silveira (Minas e Energia) acompanharam a agenda no Uruguai. Esta foi a primeira viagem internacional de Lula desde sua cirurgia na cabeça, realizada em dezembro do ano passado. Ele tem retorno previsto para o Brasil ainda neste sĂĄbado.

Publicada por Felipe Dantas

*Reportagem produzida com auxĂ­lio de IA

Fonte: JP

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90