Fumaça de queimadas encobriu cidades, como Brasília e Ribeirão Preto, na manhã deste domingo. Presidente do Ibama acionou PF para apurar possíveis casos de incêndios criminosos. Incêndios cobrem de fumaça vários municípios de São Paulo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou neste domingo (25) uma central de monitoramentos de incêndios florestais que fica na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Brasília.
O petista estava acompanhado da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e de representantes do governo no Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo).
A ida de Lula às instalações do Prevfogo ocorre em meio a uma série de incêndios florestais, que fez cidades de diferentes regiões do país, como Brasília (DF), Uberlândia (MG) e Ribeirão Preto (SP), amanhecerem cobertas por fumaça neste domingo.
À GloboNews, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, informou que acionou a Polícia Federal para que a corporação apure possíveis ações criminosas na origem dos incêndios. O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, confirmou o recebimento do ofício do Ibama.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse neste domingo que duas pessoas foram presas suspeitas de incêndio criminoso no interior de São Paulo.
Na maioria dos casos, a fumaça que encobriu as cidades tem origem em queimadas em locais próximos. Há dias, um fluxo de ventos também tem transportado fuligem de incêndios florestais que acontecem em regiões mais distantes, como na Amazônia e no Pantanal.
O tempo seco tem dificultado a dispersão da fumaça e aumentado o risco de queimadas em várias partes do país.
Em Ribeirão Preto, que vive momento crítico por causa das queimadas, o aeroporto está fechado desde sábado (24).
A ministra Marina Silva anunciou no sábado que o governo federal enviará aeronaves para atuar no combate a incêndios em São Paulo.
Brasília amanhece coberta por fumaça
Reprodução/TV Globo
Eventos e ato de campanha
Lula estava desde a última sexta-feira (23) em São Paulo, onde participou de um evento de inauguração de um fábrica de medicamentos em Hortolândia (SP) e de reuniões na capital.
No sábado (24), participou de atos de campanha eleitoral do candidato Guilherme Boulos (PSOL), que disputará a Prefeitura de São Paulo, nas eleições municipais de outubro.
Ele embarcou de volta para Brasília no fim da manhã deste domingo.