Projeto com os critérios claros e pré-requisitos já havia sido aprovado pela Câmara. Agora segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pode, se quiser, vetar algum trecho. O Senado concluiu a votação do projeto que estabelece critérios objetivos e pré-requisitos mínimos para uma cidade poder ser declarada capital nacional de uma determinada atividade ou produto.
Atualmente, o Brasil tem, por exemplo, a capital nacional do boné, do churrasco, do frio e dezenas de outras (veja aqui). Todas reconhecidas por votações no Congresso ao longo dos últimos anos. Mas parlamentares começaram a argumentar que era preciso definir critérios claros para a concessão do título.
Até então, a aprovação dos títulos se dava mais com base em um certo prestígio abstrato das cidades. E isso, além de banalizar as capitais nacionais temáticas, gerava contestações de outras cidades que se consideram mais aptas para receber o título.
O projeto com os critérios claros e pré-requisitos já havia sido aprovado pela Câmara. Agora segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pode, se quiser, vetar algum trecho.
O texto determina que, para ser declarada capital nacional temática, uma cidade terá que atender um dos itens abaixo:
se sobressair em alguma atividade de natureza cultural ou esportiva
se sobressair em atividade econômica
ser sede de evento de relevância
possuir peculiar característica geográfica
Além disso:
a Câmara de Vereadores do município tem que dar anuência ao título
deverá ser comprovado que a cidade mantém há pelo menos 10 anos aquela característica que a faz digna do título
E alguns trâmites dentro do Congresso deverão ser tomados ao longo da análise de cada caso:
deverão ser realizadas audiências públicas com entidades representativas do município e de cidades que eventualmente estejam contestando o título da "rival".
Teresópolis é a Capital Nacional do Lúpulo
Algumas disputas entre cidades
No Congresso, tramitam projetos para tornar Bastos (SP) e Santa Maria de Jetibá (ES) a Capital do Ovo, por exemplo.
O título de Capital Nacional da Pesca Esportiva chega a ter três concorrentes: Porto Velho (RO), Cáceres (MT) e Corumbá (MS).
Em 2019, a deputada Magda Mofatto (PP-GO) apresentou um projeto para homenagear Rio Verde (GO) como a Capital Nacional do Agronegócio.
Só que o título já é de Sorriso (MT) desde 2012. Foi o argumento apresentado pelo então relator, senador José Medeiros (PL- MT), para defender a rejeição da proposta.