VÍDEO: Após morte de bebê em UPA, Ibaneis ignora pergunta sobre compra de ambulâncias no DF

.

Por Redação em 16/05/2024 às 14:21:23

Criança foi diagnosticada com pneumonia e derrame pleural, mas ambulância chegou ao local após óbito. Enzo Gabriel tinha 1 ano. Ibaneis não responde pergunta sobre compra de novas ambulâncias

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, ignorou uma pergunta sobre a aquisição de mais ambulâncias para a rede de saúde pública da capital (veja vídeo acima). O questionamento foi feito na manhã desta quinta-feira (16) pela TV Globo.

? Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.

Nesta quarta-feira (15), um bebê de 1 ano morreu na UPA do Recanto das Emas enquanto esperava por uma ambulância da UTI Vida – que possui contrato de prestação de serviços com o GDF – para ser transferido para a UTI de um hospital (veja detalhes abaixo).

Pelas imagens, é possível ver o repórter da TV Globo perguntando sobre o caso e o governador do DF virando o rosto e seguindo para o carro em que foi embora do local.

Bebê esperou por mais de 12 horas em UPA

Bebê Enzo Gabriel morreu enquanto esperava por uma ambulância

Arquivo pessoal

O bebê Enzo Gabriel esperou mais de 12 horas na UPA depois de ser diagnosticado com pneumonia e derrame pleural, que é o acúmulo de líquido entre os tecidos que revestem os pulmões e o tórax, e ser entubado para aguardar a transferência para a UTI do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib).

O transporte foi solicitado na noite de terça-feira (14), mas a ambulância só chegou às 7h de quarta-feira, quando o menino já estava morto.

O Iges-DF, que é responsável pela administração das UPAs de Brasília e também pelo contrato com a UTI Vida reconheceu a demora para o transporte.

"É uma empresa contratada que faz esse trabalho [transporte de pacientes]. A gente entende que teve uma demora mesmo. Isso já está sendo tratado pela presidência do Iges", diz o superintendente Francivaldo Soares.

O pai da criança, Cícero Albino Alvez, aponta negligência. Ele diz que a sequência de falhas começou na segunda-feira (13), quando Enzo apresentava dificuldade de respirar e foi atendido na UBS 1 de Taguatinga.

"Quando chegou no posto ele já foi logo para o oxigênio. Falando que iriam transferir ele para uma unidade para ele ficar internado. Conseguiram achar uma UPA no Recanto das Emas. UPA não é lugar de internação. UPA não é lugar para a situação que ele estava. Eles falaram que ele precisava ser transferido para ser internado. O grau de saúde dele era muito grave", conta o pai de Enzo Gabriel.

Profissionais de saúde da UPA do Recanto das Emas disseram que depois de conseguir a transferência de Enzo para a UTI do Hmib ligaram diversas vezes para chamar a ambulância, mas recebiam sempre a mesma resposta: "A ambulância já está a caminho".

LEIA TAMBÉM:

SEM AMBULÂNCIA: Bebê de 1 ano morre em UPA do DF após esperar mais de 12h por ambulância que faria transferência para hospital

ROUBO: Ladrões cortam cerca e furtam quartel de Bombeiros na Asa Norte, em Brasília

Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Fonte: G1/DF

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90