Israel acusa ONU de ignorar crimes do Hamas por pedir embargo de armas

Por Redação em 25/02/2024 às 10:57:25

Foto: Reprodução internet

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, acusou os relatores e especialistas da ONU (Organização das Nações Unidas) de "ignorar os crimes de guerra, os crimes sexuais e os crimes contra a humanidade" cometidos pelo grupo palestino Hamas. A declaração ocorre após 37 membros da entidade pedirem na Ășltima sexta-feira, 23, um embargo de armas ao governo israelense, em função do alto nĂșmero de vĂ­timas civis na guerra na Faixa de Gaza. Para eles, a exportação de armamentos para Israel por outros paĂ­ses deve ser "interrompida imediatamente", pois qualquer transferĂȘncia de armas pode violar a lei humanitĂĄria internacional na ofensiva em curso no enclave – o que Israel rebate. "ONU tem cooperado com os terroristas do Hamas e estĂĄ tentando minar o direito de Israel de se defender e defender seus cidadãos de uma organização terrorista", disse Katz em sua conta no X (antigo Twitter).

"É uma mancha que não pode ser apagada da ONU como organização e da vida pessoal do secretĂĄrio-geral Antonio Guterres", acrescentou. O ministério também entende que as exigĂȘncias de um embargo de armas são "pedidos de apoio" ao Hamas, e a solicitação para parar de compartilhar informações de inteligĂȘncia com Israel "impedirĂĄ que os reféns voltem para casa", enquanto as solicitações dos relatores e especialistas da ONU foram descritas como "obsessão anti-Israel" e "posições tendenciosas".

Os signatĂĄrios elogiaram paĂ­ses como Espanha, Bélgica, Holanda, ItĂĄlia e empresas como a japonesa Itochi, que suspenderam suas transferĂȘncias de armas, enquanto destacaram que Estados Unidos e Alemanha são, de longe, os principais exportadores de armas para Israel. "A decisão da Corte Internacional de Justiça em 26 de janeiro, que apontou para um risco plausĂ­vel de genocĂ­dio em Gaza, aumenta a necessidade de um embargo de armas contra Israel", enfatizaram.

*Com informações da EFE

Fonte: JP

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90