Americanas demite mais de 5,5 mil funcionários em uma semana

.

Por Redação em 07/12/2023 às 21:20:23

Foto: Reprodução internet

Varejista afirmou que 88% dos desligamentos eram referentes a funcionários contratados temporariamente para a Black Friday. Lojas Americanas do Resende Shopping, no Rio de Janeiro, em 2018

Emille Rodrigues/g1

A Americanas, em processo de recuperação judicial desde janeiro deste ano, desligou 5.526 funcionários na semana de 27 de novembro a 3 de dezembro, de acordo com documento regulatório divulgado pela varejista nesta quinta-feira (7).

Com as demissões, a empresa encerrou o período mantendo um total de 33.861 trabalhadores ativos — quase 10 mil a menos em comparação com o início deste ano.

A companhia destacou que as dispensas incluem desligamentos voluntários (306 registros) e 4.876 términos de contratos temporários. Na outra ponta, admitiu 359 funcionários.

ROMBO CONTÁBIL DA AMERICANAS: A CRONOLOGIA DO CASO

Após a divulgação, a Americanas afirmou, em nota, que 88% dos desligamentos eram referentes a funcionários contratados temporariamente para o período promocional da Black Friday.

No documento regulatório, a empresa reforçou a sazonalidade de seu quadro de funcionários em função das oscilações do mercado de varejo.

Citou os picos em épocas comemorativas, como Páscoa, Black Friday e Natal, e disse que o número absoluto de desligamentos ficou em linha com períodos anteriores à recuperação judicial.

Para reforçar sua operação no Natal, a Americanas anunciou nesta semana a abertura de 7 mil vagas em funções temporárias.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90