Nova carteira de identidade começa a ser emitida no DF; veja como tirar documento

.

Por Redação em 21/11/2023 às 12:30:22

População tem até 2032 para tirar novo modelo do documento. 1ª via da CNI é emitida de forma gratuita. Nova carteira de identidade

Reprodução/TV Gazeta

A Polícia Civil do Distrito Federal começou a emitir a nova Carteira Nacional de Identidade (CNI). O novo modelo do documento adota o CPF como número de registro, passo para a unificação de documentos de identificação no país.

? Clique aqui para seguir o novo canal do g1 DF no WhatsApp.

A 1ª via da CNI é emitida de forma gratuita. Aqueles que já possuem a nova carteira, retirada em outro estado ou no DF, devem pagar uma taxa de R$ 42 para a emissão da 2ª via. A corporação informou que a população que possui o documento antigo pode usá-lo até 2032.

A nova carteira de identidade foi regulamentada no início do ano passado. No início deste mês, o governo prorrogou para até 6 de dezembro o prazo para que os 26 estados e o Distrito Federal comecem a emitir o novo documento.

Como emitir

O cidadão precisa consultar se o CPF está regular junto à Receita Federal pelo site. Caso não esteja, é necessário a regularização antes da emissão do novo documento.

Em seguida, é possível agendar o atendimento no site da PCDF e ser atendido nas unidades do Na Hora ou nos postos localizados junto às Delegacias de Polícia.

O cidadão também pode ir diretamente a um posto de identificação biométrica em uma delegacia de polícia, onde não é necessário o agendamento prévios (veja endereços abaixo). O horário de funcionamento é das 7h às 19h e o atendimento ocorre por ordem de chegada. As senhas serão distribuídas de acordo com a capacidade operacional da unidade e as prioridades legais.

Documentos necessários

Para tirar o novo documento, o cidadão precisa levar:

CPF;

Certidão de nascimento ou casamento atualizada, em via original, ou cópia autenticada em cartório.

Veja quais delegacias fazem o atendimento:

Asa Sul (1ª DP)

Cruzeiro (3ª DP)

Guará (4ª DP)

Planaltina (16ª DP)

Samambaia (32ªDP)

Santa Maria (33ª DP)

Paranoá (6ª DP)

São Sebastião (30ª DP)

Recanto das Emas (27ª DP).

LEIA TAMBÉM

GOLPE: Grupo é investigado por aplicar golpes para roubar carros e celulares de motoristas de aplicativo no DF

AGRESSÃO: Adolescente autista é agredido a caminho da escola no Guará, no DF

Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Fonte: G1/DF

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90