Família e amigos se despedem de mulher que morreu em acidente entre ônibus e trem no DF

.

Por Redação em 20/11/2023 às 12:26:00

Júlia de Albuquerque Violato foi lançada para fora do ônibus e atingida pelo trem, segundo Corpo de Bombeiros. Corpo é velado no cemitério Campo da Esperança, na manhã desta segunda-feira (20). Velório de mulher que morreu após acidente entre trem em ônibus, no DF

TV Globo/Reprodução

O corpo de Júlia de Albuquerque Violato, de 37 anos, é velado, nesta segunda-feira (20), no cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul, em Brasília. A mulher morreu na sexta (17), após um acidente entre um ônibus e um trem de carga (veja mais abaixo).

Familiares e amigos se reúnem para prestar as últimas homenagens à Júlia. Aos 72 anos, a mãe de Júlia diz que era cuidada pela filha.

"Minha filha era a pessoa mais doce que você pode imaginar, mais amorosa. Se eu dissesse que a unha do meu dedo estava doendo, ela já marcava um médico. Agora quem vai cuidar de mim?", diz Ana Rosa.

Júlia de Albuquerque Violato morreu em acidente entre trem e ônibus no DF

Reprodução

A aposentada diz responsabiliza a falta de sinalização na via e o motorista do ônibus pelo acidente. "Não seguiu as regras", afirma.

Cristina Rocha, de 57 anos, tia da vítima, contou que as lembranças que ela tem sobre Júlia são de uma pessoa alegre, cheia de amigos, dedicada aos estudos e preocupado com causas ambientais. A qualidade que a tia mais admirava era o cuidado que ela tinha com a mãe.

"A Júlia era uma pessoa muito agradável, gostava de animais e era preocupada com o meio ambiente. A qualidade mais positiva era o cuidado com a mãe", diz.

O acidente

Vídeo mostra momento em que trem bate na lateral de ônibus no DF

De acordo com o Corpo de Bombeiros, com o impacto da batida, Júlia foi lançada para fora do ônibus e, depois, atingida pelo trem. O ônibus é da Viação Marechal e ia da W3 Sul para o P Sul, em Ceilândia.

Em nota, a Marechal lamentou "profundamente o acidente" e disse "que colabora integralmente com as investigações em andamento" (veja íntegra da nota ao final da reportagem).

Um motorista que passava pelo local filmou o momento do acidente (veja vídeo acima). Nas imagens é possível ver o ônibus atravessando a linha férrea lentamente e, em seguida, o trem atingindo o veículo.

É possível ouvir o trem emitir sinal sonoro de alerta antes da batida. O cobrador do ônibus e uma passageira foram levados em estado grave para o hospital.

Depoimento do motorista

O ônibus estava sobre a linha do trem e foi atingido na lateral. Uma pessoa morreu e outras cinco ficaram feridas.

Reprodução/Jornal Nacional

Em depoimento à Polícia Civil, o motorista do ônibus disse que estava em um engarrafamento quando o trânsito parou "de repente em cima da linha" e que ele foi surpreendido pelo trem de carga. Ainda de acordo com o relato, ele não teve como sair do local.

Após o acidente, o motorista do ônibus foi levado para o Hospital de Base em estado de choque. Até a manhã deste sábado (18), ele continuava internado. Ele não apresentava ferimentos, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

Ele disse ainda que ficou "preso" entre dois carros e, por isso, não conseguiu sair de cima da linha do trem. No entanto, conforme as imagens gravadas por uma testemunha, havia espaço na via para que o ônibus continuasse adiante (veja foto acima). O caso ainda é investigado pela Polícia Civil.

O que diz a empresa Marechal?

"Lamentamos profundamente o acidente ocorrido nesta sexta-feira (17) envolvendo um ônibus da nossa empresa e um trem. Nossos assistentes sociais e psicólogos estão comprometidos em acompanhar de perto o caso, assegurando toda a assistência necessária às vítimas e seus familiares.

Informamos que colaboraremos integralmente com as investigações em andamento e aguardaremos o resultado da perícia para esclarecer os detalhes desse trágico incidente. Estamos dedicados a prestar total transparência e apoio neste momento difícil".

* Sob supervisão de Maria Helena Martinho

LEIA TAMBÉM:

LUTO: 'Foi negligente', diz mãe de vítima sobre motorista de ônibus que bateu em trem no DF

DEPOIMENTO: motorista de ônibus que colidiu com trem no DF diz que foi surpreendido e não teve como sair do local

Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Fonte: G1/DF

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90